ESTRATÉGIA DE NEG...
A maioria das pessoas acredita que pode obter v... leia mais
É um dilema comum da liderança: planejar e executar uma solução, para logo depois descobrir que o verdadeiro problema não estava sendo resolvido. Pior, em algumas situações, podendo criar novos problemas.
A disponibilidade de muitos dados leva o líder a supor que encontrar soluções para problemas complexos requer apenas informações detalhadas sobre as suas causas diretas. Além disso, possuir um único ponto de vista ou perspectiva sobre um problema raramente leva a uma solução definitiva.
Para evitar que os problemas aconteçam novamente no futuro, faz-se necessário agregar novos pontos de vista e olhar tanto para dentro quanto para fora das enormes quantidades de dados disponíveis.
Os seis passos abaixo ajudam a orientar os tomadores de decisão através de um processo sistêmico. Cada uma dessas etapas garantirá o foco no problema certo e considerará as ramificações de soluções potenciais.
PASSOS
1. Não se deixe enganar por grandes quantidades de dados. Os problemas são muitas vezes complexos e com muitas variáveis envolvidas. Embora possa ser reconfortante pensar que uma abundância de dados irá ajudá-lo a encontrar soluções finais e prever o comportamento do sistema, os dados só são úteis se você tiver tempo para analisá-los. Para encontrar uma solução definitiva é importante dedicar o maior tempo possível analisando os dados. E muitos líderes falham em levar isso em consideração.
2. Mergulhe para enxergar o “todo”. Os eventos são apenas a ponta do iceberg, fáceis de ver e explorar. Analise os dados mais profundamente, verificando padrões e tendências, a interface entre os processos e a cultura organizacional.
3. Amplie seu foco. O conceito de múltiplas perspectivas é importante quando se lida com as pessoas também. Resolver o problema de apenas um dos envolvidos geralmente leva à resistência de outras partes interessadas. Em vez disso, planeje uma abordagem integrada que leve as funções e os objetivos de todas as pessoas chave envolvidas.
4. Defina os limites do problema. Depois de reunir os dados e considerar os ‘stakeholders’, a próxima etapa é excluir todos os fatores que não estão diretamente relacionados ao problema. Seu objetivo é focar na causa, nos seus principais ‘drivers’ e no seu efeito. Esses limites devem ser suficientemente abertos para incluir todas as relações de causa-efeito relevantes, mas suficientemente estreitas para evitar a generalização e uma perda de foco.
5. É hora de focar nas causas e soluções potenciais. Quais são as causas raiz do problema e quais são os possíveis efeitos dessas causas? Quais são algumas soluções potenciais e os efeitos dessas soluções? Quem são os principais beneficiados de uma mudança no sistema? Como eles podem fazer parte da solução? Tenha em mente que um único efeito pode ser o resultado de várias causas, e uma única causa pode ter vários efeitos em um sistema.
6. Uma vez que a raiz do problema é bem compreendida, comece a analisar cenários futuros. Faça previsões com base nas tendências e padrões passados e atuais de como o problema pode evoluir no futuro.
Fonte: University of Pennsylvania, The Wharton School